AS CORES DIFERENTES DOS PLANETAS

Você sabe por que os planetas do Sistema Solar tem cores diferentes?

Você já se perguntou porque cada planeta aparece de uma cor nas imagens divulgadas pela NASA? Sabia que não é simplesmente uma ilustração para caracterizar cada estrela solar, mas sim a composição de cada um?

Mercúrio: É o planeta mais próximo do Sol e assim aparenta ter uma cor avermelhada, no entanto, é marrom. Ele se parece bastante com a lua, marcado por milhares de crateras e sua composição é rochosa, devido a fina atmosfera.

Vênus: É o planeta mais quente do Sistema Solar chegando a ter marcas de 470°C. Sua composição é resultado de intensas atividades vulcânicas. Devido a nuvens de ácido sulfúrico e enxofre, ele aparenta ter uma cor amarelada.

Marte: Conhecido como o Planeta Vermelho, e apresenta essa coloração por ter um nível de óxido de ferro muito elevado.

Júpiter: É o maior planeta do Sistema Solar, assim como o Sol é composto por hidrogênio e hélio. Por isso, a sua coloração tem marrom, amarelo, vermelho e branco devido a cristais de gelo e outros elementos que compõe a sua superfície.

Saturno: É conhecido por seus anéis, que são formados por partículas de gelo, dióxido de carbono e metano. A coloração depende da densidade de cada anel. Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar. Além de ser um gigante gasoso, assim como Júpiter. É composto de hidrogênio e hélio com concentrações de amônia, vapor de água, fosfina e hidrocarbonetos o que forma a coloração marrom amarelada.

Urano: O planeta mais gelado do Sistema Solar com temperaturas que chegam a -224°C. Composto de metano com nuvens gigantes que pairam sobre a superfície que dá um tom azul turquesa.

Terra: O planeta Terra é o único do Sistema Solar que é habitável, graças a presença de água em sua forma líquida na superfície. Desta forma, a Terra aparece azul, característica dos reflexos de raios solares nas moléculas de oxigênio e nitrogênio.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *